fbpx

Protese dentaria - O que é?

A protese dentaria tem como função repor os dentes perdidos, visando restaurar o sorriso da pessoa.

protese dentaria

 O tratamento de protese dentario mantem a forma, função, aparência dos dentes naturais e ainda melhora a saúde bucal do paciente.

Às vezes, devido a um acidente ou até mesmo a falta de cuidados com a higiene bucal, o paciente sofre a perda de um dente. As próteses dentárias podem funcionar de maneira independente, de acordo com a necessidade do paciente e é considerada uma alternativa menos invasiva para a perda dentária.

A protese dentaria contribuí para:

– Estética.

– Autoestima.

– Restabelecem a mastigação.

protese-removivel
vantagem-implante-dentario

Protese removivel
- O que é?

A protese dentaria movel ou removível é popularmente conhecida como dentadura, chapa ou PT, é uma protese total ou parcial removível.

As próteses removíveis são utilizadas quando o paciente tem dentes em falta e deseja preencher esses espaços.

Existem dois tipos de próteses removíveis:

Protese Total Removivel

 

A protese total removivel é popularmente conhecida como dentadura;

É um tipo de prótese que possui todos os dentes e gengiva artificiais e é indicado para aquelas pessoas que perderam todos os dentes. 

Ela é totalmente removível e reproduz completamente uma arcada dentária.

Hoje é cada vez mais elaborada, podendo até reproduzir cor, formato e tamanho dos dentes naturais.

É feito sob medida por protético com uma base em acrílico da mesma cor da gengiva. A prótese de cima se apoia sobre a gengiva recobrindo o céu da boca. Já a parte de baixo é feita para acomodar a língua. 

Depois de pronta, a prótese fica apoiada sobre a gengiva, dando uma liberdade para retirá-la quando quiser, o que é uma grande vantagem.

Podem ser de 3 classificações:

Overdenture: 

As overdentures são “dentaduras com encaixe”, ou seja, são próteses totais que encaixam em implantes instalados previamente nossos ossos maxilares. Elas são apoiadas em gengiva, e pequenas peças com encaixe de precisão instaladas na prótese encaixam-se em peças do implante. 

Convencional:

A protese removivel convencional é apoiada sobre gengiva e pode ser retirada quando necessário (não é fixa);

Protocolo:

A prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. “Ela é fixada com implante osseointegrados e sobre eles parafusada uma protese total, tipo dentadura. Para colocar esse tipo de protese dentaria antes é necessário fazer um exame de imagem chamado topografia e por meio desse exame é que o cirurgião-dentista irá analisar a quantidade de osso que o paciente têm, e se é suficiente para a instalação dos implantes.

Qual a vantagem da dentadura?

A dentadura substitui os dentes ausentes. Ela é removivel por isso, pode ser retirada e recolocada na boca.

A principal vantagem da dentadura é na questão financeira, já que ela tem custo mais baixo.

Também, por ser encaixada sem necessidade de cirurgia ou anestesia, a dentadura oferece menos riscos de infecções.

A tempo de adaptação do paciente também é mais rápido.

Essa opção ainda soluciona o problema de quem não tem a estrutura óssea das mandíbulas adequada para realizar o tratamento de implantes.

dentadura
protese-removivel

Protese Parcial Removivel

A protese parcial removivel é indicada para quem possui um número razoável de dentes.

Conhecida como protese dentaria movel.

Esse tipo de protese removivel é moldada para restaurar os dentes que faltam.

Ela é fixa por uma estrutura metálica apoiada nos dentes naturais e na gengiva.

Faça uma visita em nossa clínica! Agende agora uma avaliação.

Quais as vantagens da protese dentaria removivel?

A maior vantagem da protese removivel , com certeza, é a praticidade. Como o nome já diz, é possível retirá-la a qualquer momento, seja para higienizá-la ou dormir. Além disso, as próteses dentárias removíveis recuperam a autoestima, trazendo novamente a vontade de sorrir.

Quanto tempo demora para se acostumar com a dentadura?

São vários os motivos de desconforto com a prótese. É normal sentir que não tem lugar para a língua, salivar mais do que o comum, ou até sentir que os dentes estão soltos. Até a sua gengiva, língua e bochecha entenderem como manter a dentadura no lugar, pode ser um pouco difícil comer e até falar. Mas calma, em algumas semanas ou meses você terá se adaptado totalmente. Pode parecer muito tempo, mas, depois, serão muitos anos com maior qualidade de vida.

Quanto tempo dura a protese dentaria removivel?

Os ajustes na prótese dentária são feitos no início do tratamento, no período de instalação e adaptação do novo elemento. As trocas devem ser feitas após um período de cerca de 5 anos. Ficar com ela mais que isso pode propiciar problemas bucais com frequência.

Quais cuidados necessários com a protese removivel?

Assim como todos os procedimentos odontológicos, a protese dentaria também exige alguns cuidados. Não deixe sua prótese secar, coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Ao higienizá-las jamais utilize água quente, pois isso pode alterar sua forma. Além disso, a rotina de higienização da prótese é a mesma dos dentes naturais. Escove a protese todos os dias, isso é muito importante para remover restos de alimentos e a placa bacteriana, evitando manchas. Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa. Além de tudo isso, é muito importante que você visite regularmente seu dentista. Não tente fazer ajustes por conta própria e nem fique sentindo dores em casa. Só o profissional especialista vai poder lhe ajudar a ter o sorriso que você sempre sonhou de uma forma segura e confortável.

O que é coroa de porcelana?

A principal função da coroa de porcelana é restaurar a coroa original do dente que foi danificado, podendo recupera-lo completamente. Ela pode ser usadas parcialmente (quando a coroa original do dente não foi danificada), completamente ou quando há a perda total, colocando-a sob um implante. A coroa de porcelana possui uma camada interna de reforço composta de zircônia, um elemento mais natural e que deixa a coroa muito resistente. A coroa de porcelana é fixa e permite um maior conforto ao sorrir, falar e mastigar, já que não se movem na boca.

Quando a coroa de porcelana é indicada?

Indicada para Recuperar parcialmente ou totalmente a coroa original do dente; Coloca-la sobre os implantes dentários para repor dentes que foram perdidos. Reforçar a resistência de um dente que já sofreu grandes desgastes; E para proporcionar mais conforto e segurança ao paciente ao falar, sorrir e mastigar.

Ponte dentária - O que é?

As pontes, também chamadas de pontes fixas, são cimentadas nos dentes e só podem ser removidas por um dentista, são utilizadas em caso de perda de um ou mais dentes.

Quando a ponte dentária é indicada?

Para casos em que um ou mais dentes estão ausentes, já que elas irão preencher completamente o espaço deixado por eles. Também irão ajudar a evitar problemas como a gengivite ou uma alteração na posição dos dentes.

Existem 2 tipos de ponte dentária:

Móvel

Ponte dentária móvel ou removível

Por ser removível, permite que o paciente a coloque ou a retire da boca no momento que desejar.

Ela é apoiada diretamente sobre a gengiva . Em certos casos, também recebe o apoio dos dentes que restaram na boca do paciente.

Fixa

Essa prótese restaura de forma parcial ou total a coroa de um ou mais dentes.

Podem ser fixadas sobre os dentes naturais ou implantes dentários.

Por ser fixas, ela não podem ser removidas pelos pacientes.

Devem ser realizadas por um profissional especializado (protésico ou protético) e são cimentadas pelo dentista.

ponte-dentaria

Prótese dentária com dentes de porcelana

– Protese dentaria fixa metalocerâmica: estrutura interna em metal e cobertura externa em porcelana. Os resultados estéticos são razoáveis, e preço é mais em conta. 

– Prótese dentária em porcelana pura: é a técnica ideal para quem deseja um resultado melhor esteticamente. Esse tipo de protese dentaria é confeccionada com materiais semelhantes às lentes de contato dental. 

Qual o valor de um dente de porcelana?

O preço do tratamento com dentes de porcelana varia muito. Depende muito do tipo de tratamento, dos materiais utilizados e outros fatores.

Por isso o melhor mesmo, é fazer antes uma avaliação com o cirurgião dentista para informar o preço definitivo do tratamento completo.

Por que é importante usar protese dentaria?

O principal objetivo das protese dentaria, é a transformação da saúde bucal em todas as suas funções

– estética

– mastigação

– fonética 

Além disso, as próteses dentárias proporciona um lindo sorriso e aumenta a auto-estima da pessoa.

Também, o uso da protese dentaria evitará muitos problemas na sua saúde, como os problemas estomacais causados pela mastigação incorreta.

De que materiais são feitas as próteses removíveis?

Na confecção da protese dentaria podem ser utilizados diversos materiais, dependendo sempre do tipo de prótese considerada. Alguns materiais mais utilizados para fazer a produção das próteses dentárias são:

Resina acrílica (dentes e estrutura de suporte), biocompatível com a gengiva onde apoia e restantes tecidos orais. Poderá ter ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.

Metal (dentes e estrutura de suporte) e dentes em acrílico. A prótese esquelética ocupa menos volume na boca o que faz dela mais cômoda de usar para o paciente.

– Nylon, silicone ou vinil (próteses flexíveis);

Como higienizar a Protese Removivel?

higienizar-a-dentadura

A prótese deve ser higienizada através de uma escova de dentes, com água fria e sabão neutro. 

Além disso, antes de dormir, ela deve ser colocada em um copo com água fria e uma colher de bicarbonato de sódio. Se a prótese não possui ferro em sua composição, o bicarbonato de sódio pode ser substituído por água sanitária. 

Dormir sem as próteses é importante para a saúde! 

Ao acordar, antes de posicionar a protese removivel na boca novamente, ela deve ser colocada embaixo de água corrente para eliminar qualquer resíduo de produto.

O que é a protese removivel com grampo invisível?

protese-dentaria-com-grampo-invisivel

Essa protese dentaria é a melhor opção para os pacientes que querem repor o dente perdido de forma discreta e estética.

A técnica é feita da mesma forma que a do grampo metálico, a diferença mesmo é que ela é mais discreta e não dá nenhum sinal de sua presença. A sua coloração pode ser da cor dos dentes ou da gengiva, dependendo de seu formato. O resultado final é uma ponte móvel cujas partes rígidas e visíveis ao falar ou sorrir não são visíveis, deixando assim o sorriso bem discreto.

implante-dentario

Qual o valor da protese dentaria?

Protese dentaria preço

O preço da protese dentaria varia muito dependendo do tipo e material da prótese e número de dentes considerados.

As proteses dentarias removíveis tendem a ser mais baratas do que as fixas (implantes).

Porém, para saber o valor exato do tratamento, é necessário fazer antes uma avaliação com o cirurgião dentista para verificar qual a condição oral do paciente e assim informar o preço definitivo do tratamento completo.

beneficios-protese-dentario

Faça uma visita em nossa clínica! Agende agora uma avaliação