fbpx

implante dentario

Faça seu implante dentario na Clínica Sorrisus

O QUE É UM IMPLANTE DENTARIO? ​

Em suma, o implante dentario é um tratamento odontológico que recupera os dentes que acabam sendo perdidos, ou seja, ele atua como um substituto para a raiz do dente que foi extraído. Os implantes dentarios são pinos feitos de titânio colocados no osso, e sob esse pino é anexado a prótese (dente). O tratamento de implante dentario é indicado em casos de perda de apenas um dente, ou a perda de toda a arcada.

Antes e Depois de um Implante Dentário

Como são feitos os implantes dentários?

Nossos implantes são confeccionados com os melhores materiais disponíveis. Esses materiais além de serem de alta qualidade, deixam os implantes idênticos aos dentes naturais. Na confecção das coroas (parte interna) utilizamos o material em Zircônia (muito resistente). Já na parte externa do implante é feita em porcelana importada.

Quando o implante dentario é a melhor opção?

Você ou alguém de sua família sofre com com a perda dos dentes? Esse é um problema real no Brasil, atingindo cerca de 80% dos idosos na faixa etária de 60 anos. Portanto, para solucionar de vez esse problema, optar por um tratamento permanente pode ser a melhor opção.

Muitos deixam de lado as tradicionais chapas ou dentaduras e investem em implantes dentários, porque o resultado é melhor e contribui de uma maneira mais eficaz para a qualidade de vida como, por exemplo: aparência de dentes naturais, mastigação mais satisfatória e uma nutrição melhor. 

Implante dentario na terceira idade é possível?

O implante dentario na terceira idade é uma surpresa para você? ‘Será que dá certo?’ 

Em primeiro lugar saiba que a perda de dente não é normal, mesmo quando envelhecemos. Cada dente tem sua função, e quando ocorre uma perda, gera problemas que afetam a qualidade de vida da pessoa.

Para muitos, o implante dentario é uma solução. Mas e para você? Será que a sua idade é um empecilho para esse tipo de tratamento? 

A idade em si não é motivo para se evitar o implante dentário. Portanto, não se preocupe se você já tem seus 60 anos e pensa em realizar esse procedimento!

Então, não pense que você não se enquadra no tipo de paciente que é indicado o tratamento de implante dentario. O certo seria fazer uma avaliação para que o profissional possa esclarecer suas dúvidas e medos, além de apresentar os prós e contras desse tratamento.

implante-dentario

Quais são os benefícios do implante dentario na terceira idade?

Autoestima

A dentição é uma das coisas mais visíveis do nosso corpo. Mas, infelizmente muitos se sentem desanimados, frustrados ou envergonhados devido à falta de dentes, podendo mexer com o lado emocional do idoso. Com o implante dentario você ficará com o sorriso perfeito, aumentando a sua autoestima!

Melhor funcionamento do organismo

A perda de dente dificulta a mastigação correta, que pode provocar problemas digestivos a longo prazo. Por outro lado, o implante dentario gerará mais qualidade de vida.

Melhora a vida social

Você já viu uma pessoa idosa falar e seus dentes se deslocarem? Isso pode gerar constrangimento. Mas, o implante dentario oferece estabilidade ao falar em público, sem causar vergonha e embaraços.

Fonética

A falta de dentes ou um tratamento incorreto pode atrapalhar a fala. Mas, com o bom posicionamento dos dentes, isso não será mais um problema.

Estética

Um medo que muitos podem ter é se o resultado estético será satisfatório. Os implantes dentários proporcionam um aspecto natural ao seu sorriso, uma aparência rejuvenescida e acima de tudo, previne a perda óssea.

Sensibilidade

Ao contrário de outros tratamentos, o implante dentario não te atrapalha na hora saborear os alimentos.

Prótese dentária - Para que serve?

Sempre que existe a perda de um ou mais dentes, a protese fixa pode ser indicada.

Ou seja, a prótese, nada mais é do que a substituição do dente perdido por um dente artificial. Ela pode ser tanto fixa quanto móvel e é usada geralmente quando é preciso reabilitar a função mastigatória, a estética facial e a fonética do paciente. 

proteses-dentarias

Quais tipos de próteses que existe?

Prótese dentária total removível:

Mais conhecida como “dentadura”. Ela é indicada para quando há perda de todos os dentes da arcada. É totalmente removível e reproduz completamente uma arcada dentária.

Prótese parcial removível:​

Essa protese é também conhecida como ponte móvel. Ela reabilita a arcada do paciente que ainda possui alguns dentes. É moldada para restaurar os dentes que falta e é fixa por uma estrutura metálica apoiada nos dentes naturais e na gengiva.

Protese dentária fixa:

A protese fixa é indicada para quem precisa repor um ou mais dentes. Elas são feitas a partir de materiais como cerâmica e porcelana, e mantêm o padrão estético semelhante ao dente. Pode ser unitária (para um só dente) ou parcial (quando une três ou mais dentes). Por ser fixa, essa protese após ser instalada na boca, ela não é mais retirada.

Existem 4 tipos de próteses fixas:

Coroa

Protese fixa mais utilizada. O dente é preparado para receber uma coroa ao redor dele. Geralmente, é feita em cerâmica ou metal.

Ponte:

É usada quando há perda completa do dente, para assim substituí-lo com a ajuda de outros dentes.

Bloco:

Quando perde apenas parte do dente, o bloco restaura o elemento dentário em falta.

Prótese fixa sobre implante:

- Funciona como a coroa ou a ponte. - A prótese não é feita sobre o dente e sim sobre um implante dentário.

Quais os tipos de implantes dentários?

implante-unitario

Implante dentario unitário

Esta modalidade é especializada em casos em que apenas um dente precisa ser substituído. Como o próprio nome já diz, esse tipo de implante dentario acomoda apenas uma prótese dentária. Esse é o método mais indicado no caso de a pessoa ter perdido apenas poucos dentes.

implante-dentário-com-prótese-overdenture

Implante dentario com prótese overdenture

O dentista vai colocar uma média de dois a seis pinos para a fixação de uma prótese de resina grande. Para que você possa entender melhor, imagine uma dentadura fixa nas gengivas por meio do implante. É desta forma que o implante overdenture funciona. Outro benefício é a prótese ser removível, facilitando a higienização. Esta é uma opção muito buscada e que acima de tudo, possui um resultado duradouro. O tipo de implante dentário overdenture é indicado para pacientes desdentados e portadores da dentadura.

Implante com prótese protocolo

A prótese ficará fixa, oferecendo mais segurança à mastigação e sendo uma alternativa à prótese removível (dentadura). Além disso, ela pode ser com protocolo superior ou protocolo inferior. As próteses do tipo protocolo são indicadas para pacientes que perderam a maioria ou todos os dentes. São instalados 4 a 6 Implantes e uma prótese fixa podendo ser realizada em resina ou em porcelana. Esse tipo de protese dentária é muito importante para a saúde do paciente que perdeu todos os dentes, ajudando-o a recuperar a função mastigatória. Além de aumentar e muito a autoestima de quem a usa.

Veja o vídeo abaixo de “Como é realizada a Protese Protocolo”.

Quanto custa um implante dentário?

Implante dentario preço

Implante dentario valor varia muito dependendo da necessidade de cada paciente. Mas, para saber o preço exato do tratamento, é necessário fazer antes uma avaliação com o cirurgião dentista para verificar qual a condição oral do paciente e assim informar o valor definitivo do tratamento completo.

Quais os exames necessários para fazer um implante dentario?

– Radiografia Panorâmica

– Radiografia Bite-Wing

– Radiografia Periapical

– Tomografia e Fotografias Odontológicas

Quais as contraindicações para esse tipo de tratamento?

Esse tratamento não é indicado para pessoas que possuem diabetes não controlada e quem usa determinados medicamentos que podem afetar a resistência dos ossos. Em outros casos, o cirurgião-dentista irá informar se o implante dentario é indicado ou não.

Quais medicamentos impedem a realização de implantes dentários?

Ácido Alendrônico, Minusorb, Osteoban, Alendronato sódico, Osteoform, Bonefós, Osteotrat, Bonviva IV, Recalfe, Endrostan, Risonato, Ibandrona de sódio, Ostenan, Alendil Cálcio D, Osteofar, Bonalen, Osteotec, Bonviva, Pamidronato dissódico, Endronax, Residross, Fauldpami, etc.

Quais as orientações para o pós operatório de um implante dentario?

Normalmente o pós operatório é simples porque a recuperação não é dolorosa e permite que o paciente retome suas atividades do dia a dia rapidamente.

Todas as orientações do pós operatório são dadas ao paciente durante a avaliação e planejamento da cirurgia. 

Separamos algumas dicas para uma boa recuperação, veja abaixo:

Como é a recuperação de implante dentário?

Um implante dentario, por mais simples que seja não deixa de ser um procedimento cirúrgico. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para uma recuperação tranquila e dentro do tempo esperado.  Além disso, esses cuidados  garantirão o resultado desejado!

Tempo de repouso

– Normalmente o mais indicado é repousar por 48 horas após o procedimento, no entanto, tudo irá depender de cada pessoa ou de como o procedimento foi  feito. O tempo de repouso de algumas pessoas podem chegar até 10 dias.

– Em suma, é extremamente importante respeitar a risca o tempo de repouso indicado pelo especialista, pois isso faz toda diferença no sucesso da cirurgia!

Tempo de cicatrização

– Os procedimentos de implantes podem levar de 45 dias a quatro meses para cicatrizar completamente.

– O ritmo da cicatrização pode variar de acordo com alguns fatores, como por exemplo, qual o tipo de procedimento que foi feito, o local dentro da boca em que foi feito e também os cuidados que são tomados pela própria pessoa após o implante.

Em conclusão, o trabalho feito por um bom profissional mais a parte do paciente com os cuidados pós-cirúrgico garantem uma cicatrização tranquila e rápida!

orientacoes-do-pre-operatorio-implante

Cuidados importantes

– Para se garantir um excelente resultado, livre de qualquer transtorno, é extremamente importante seguir à risca as orientações do especialista.

Em primeiro lugar, tome os medicamentos indicados na hora certa. Isso é importante para evitar dores, inflamações e qualquer desconforto que toda cirurgia, por mais simples que seja, possa trazer.

Em segundo lugar, um outro cuidado a ser tomado tem a ver com a alimentação. Alimentos frios, sejam líquidos ou pastosos, são os indicados para casos de implantes.  Por outro lado, devem-se evitar alimentos quentes, duros e crocantes, além de bebidas quentes, com gás ou ácida.

– Outra dica importante é de não mastigar o alimento do lado em que foi feito o implante dentario, pelo menos durante o primeiro mês após a cirurgia.

– Além disso, após a alimentação, uma boa higienização no local do implante dentario, feita com bastante cuidado, é muito importante para se evitar qualquer contaminação ali.

Em conclusão, como você pode perceber, o implante dentario é um procedimento cirúrgico simples, mas que assim como qualquer cirurgia tem seus riscos e por isso alguns cuidados precisam ser tomados.

Feito isso, a recuperação pode ocorrer de maneira tranquila, sem dor e num ritmo muito bom! 

Faça já seu implante dentario na Clínica Sorrisus! Agende agora uma avaliação.